Formador - Paulo Couto

Paulo Couto
1982, Portugal

Começou a estudar fotografia e vídeo aos 15 anos de idade. Formou-se em Tecnologias da Comunicação Audiovisual pelo IPP em 2003, e desde então trabalhou como operador de câmara, realizador e director de fotografia em inúmeros projectos.

Para além do trabalho desenvolvido como freelance para várias produtoras nacionais, entre 2007 e 2009 trabalhou na RTP onde foi repórter de imagem nas séries de viagens Nos Passos de Magalhães (que reconstituiu a primeira circum-navegação de Fernão de Magalhães à volta do globo) e Viajar é preciso, assim como nos programas Biosfera, Radar de Negócios e Liga dos Últimos, entre outros.

Tem participado em vários cursos e workshops com os melhores profissionais em áreas como direcção de fotografia para cinema, realização, direcção de actores, color grading e pós-produção. 

Em 2009 criou a produtora A pequena túlipa onde tem desenvolvido inúmeros projectos de vídeos promocionais, documentários e publicidade.

No decorrer da Istanbul Capital Europeia da Cultura 2010, foi seleccionado pela NisiMasa(França) para participar num workshop prático de cinema documental. Como resultado deste projecto, realizou um documentário sobre imigrantes de segunda geração, I am not here, que foi filmado ao longo de 3 semanas por toda a Europa, desde Espanha até à Turquia. Este projecto foi totalmente filmado com câmaras DSLR.

Em 2012 apresentou a sua primeira curta-metragem de ficção, A praia, que tem sido apresentada em festivais de cinema em Portugal e na Europa.

Nos últimos anos tem feito a direcção de fotografia e realização de muitos  projectos totalmente filmados com câmaras DSLR, desde anúncios para televisão até vídeos promocionais para a web, ficção e documentários.

Cursos e Workshops leccionados por Paulo Couto

Não existem cursos e workshops a serem leccionados por Paulo Couto.