menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
Carregar

#0 Ranking Comunidade

#0 Ranking Editorial
33 Fotos Inseridas
0 Fotos em Nossa Escolha
0 Fotos Populares
18 Autores Favoritos
Favorito de 9 Autores
No Olhares desde 02-06-2010

Andreia Trancoso

Lisboa,
http://olhares.sapo.pt/aliceatrasdoespelho

Through the Looking-Glass and What Alice Found There (pt: Alice Através do Espelho) foi publicado em 1871, e é a continuação do célebre Alice no País das Maravilhas, de 1865. O autor, é Charles Lutwidge Dogson, conhecido como Lewis Carroll (1832-1898).

Em Alice no País das Maravilhas, a menina protagonista segue o Coelho Branco, cai no País das Maravilhas e conhece os mais variados e estranhos personagens. Nesta continuação, Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha. À medida que ela avança no tabuleiro, surgem outros tantos personagens instigantes e enigmáticos. O livro exalta essa esperteza que os adultos tantas vezes tomam por insolência. Sem tal qualidade, Alice não sobreviveria ao País das Maravilhas e ao estranho mundo do outro lado do espelho. Esses são, afinal, universos de pesadelo, povoados por essas criaturas esquisitas que vivem aprisionadas em paradoxos lógicos e argumentos circulares.

Conheci Alice numa tarde de 2009. Acenou-me em jeito de convite para entrar no seu Mundo errático, cheio de objectos que se escondem dentro de outros objectos, de personagens labirínticas que sofrem metamorfoses em planos de existência paradoxal e as narrativas se estendem em cenários de puzzles. Atravesso o Espelho desde então, com uma curiosidade crescente, explorando com a Alice todas as suas etapas.



fotos favoritas de Andreia Trancoso