foto user
Antonio Ramos
menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
Carregar
Outros/Carro Elétrico BELGA
fullscreen voltar lista nav-leftnav-right
Outros/Carro Elétrico BELGA
voltar lista nav-leftnav-right

Carro Elétrico BELGA

fotografias > 

Outros

2017-06-19 12:00:02
Ver no mapa
comentários (102) galardões descrição exif favorita de (116)
descrição
Após o incêndio em 1928 na remise da Boavista- Porto, a CCFP necessitava urgentemente de novos carros elétricos. De modo a suprir esta necessidade, foram encomendados dez carros eléctricos à Bélgica, aos Ateliers de Construction de Familleureux. Todos os elétricos foram entregues ainda em 1928. Originalmente a série foi numerada de 274-283, mas os STCP aumentaram os números dos primeiros seis elétricos em 10, passando a série a ser de 280-289.

Tecnicamente os Belgas são parecidos com os Brill de Bogies de estilo americano construídos pela CCFP em 1926/8. No entanto, o seu exterior com as grandes janelas tem estilo Europeu.

O 281 foi destruído em 1967 e o 282 em 1982. Os carros 286 e 289 foram retirados do serviço em 1973, encontrando-se o último no Algarve. Os restantes permaneceram em serviço sobretudo na linha 1 até ao seu encerramento em 1994. Excetuando o 285, mas tal como o Brill de Bogie 277, os seus últimos serviços foram como extras na linha 18 entre a Boavista e a Foz em 1995. Desde 1997 os carros 283 e 287 regressaram ao serviço, mas são usados muito raramente. O elétrico 288 foi restaurado na sua forma original, para exposição no museu do carro elétrico.

Dados técnicos
• comprimento 11.65 m
• largura 2.47 m
• peso 16000 kg
• bogies Familleureux
• motores originais GE270 2 x 55 hp, substituídos por CGE 2 x 68 hp, mais tarde por BTH 114 DR 2 x 89 hp
• combinadores originais GE 54, mais tarde substituídos sobretudo por Siemens e alguns por Kiepe
• assentos originalmente 40, reduzidos a 32

exif / informação técnica
Máquina: General Imaging Co.
Modelo: E1035
Exposição: 1/355 sec
Exposição (EV+/-): 0 step
Abertura: f/6.4
ISO: 64
Dist.Focal: 10.3mm
Dist.Focal (35mm):
Software: Version Ver 1.13

favorita de 116
galardões
  • galardão favorito
    100
    favoritos
  • galardão popular
    foto
    popular
Carro Elétrico BELGA
Após o incêndio em 1928 na remise da Boavista- Porto, a CCFP necessitava urgentemente de novos carros elétricos. De modo a suprir esta necessidade, foram encomendados dez carros eléctricos à Bélgica, aos Ateliers de Construction de Familleureux. Todos os elétricos foram entregues ainda em 1928. Originalmente a série foi numerada de 274-283, mas os STCP aumentaram os números dos primeiros seis elétricos em 10, passando a série a ser de 280-289.

Tecnicamente os Belgas são parecidos com os Brill de Bogies de estilo americano construídos pela CCFP em 1926/8. No entanto, o seu exterior com as grandes janelas tem estilo Europeu.

O 281 foi destruído em 1967 e o 282 em 1982. Os carros 286 e 289 foram retirados do serviço em 1973, encontrando-se o último no Algarve. Os restantes permaneceram em serviço sobretudo na linha 1 até ao seu encerramento em 1994. Excetuando o 285, mas tal como o Brill de Bogie 277, os seus últimos serviços foram como extras na linha 18 entre a Boavista e a Foz em 1995. Desde 1997 os carros 283 e 287 regressaram ao serviço, mas são usados muito raramente. O elétrico 288 foi restaurado na sua forma original, para exposição no museu do carro elétrico.

Dados técnicos
• comprimento 11.65 m
• largura 2.47 m
• peso 16000 kg
• bogies Familleureux
• motores originais GE270 2 x 55 hp, substituídos por CGE 2 x 68 hp, mais tarde por BTH 114 DR 2 x 89 hp
• combinadores originais GE 54, mais tarde substituídos sobretudo por Siemens e alguns por Kiepe
• assentos originalmente 40, reduzidos a 32

Tag’s: Eléctricos do Porto,jardim do Passeio Alegre,Ponte da Arrábida,Miragaia
comentários
galardões
  • galardão favorito
    100
    favoritos
  • galardão popular
    foto
    popular

Máquina: General Imaging Co.
Modelo: E1035
Exposição: 1/355 sec
Exposição (EV+/-): 0 step
Abertura: f/6.4
ISO: 64
Dist.Focal: 10.3mm
Dist.Focal (35mm):
Software: Version Ver 1.13


favorita de (116)