menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
carregar

#357 Ranking Top Autores
1733 Fotos Inseridas
108 Fotos em Nossa Escolha
1108 Fotos Populares
105 Autores Favoritos
Favorito de 839 Autores
No Olhares desde 06-04-2008

João Monteiro

Lisboa e Luanda,
http://olhares.sapo.pt/joaocdmonteiro

Ser autodidata pode ajudar a criar um fotógrafo. Mas,muito do segredo julgo estar na observação das fotografias dos outros, o tal “aprender a ver”, em vez de nos limitarmos a olhar. Eu gosto de ver.

Depois...é "ir à procura da fotografia", ainda que o motivo, nao esteja porventura, entre os mais óbvios. Treinar o olhar para o imprevísivel, inusitado, ou para algo que fuja dos padrões de "normalidade".

Não sou dado as classicas definiçoes, sobre composiçoes fotográficas. Contudo gosto de ligar (por vezes de forma fictícia) os elementos nos planos da foto, e depois tirar dali uma determinada conclusão ( fictícia)

Prefiro que essa comunicação se faça com a técnica da focagem.
Gosto muito do mundo "a cores", mas aprecio mais à fotografia Preto e Branco. Talvez por eliminar os motivos de distracçao que tendem a surgir na fotografia a cores....ou pelo dramatismo/realismo que o PB transmite. Admito contudo, todo o grau de subjectividade que estas ideias possam encerrar...

Aprecio tambem a interacção do elemento humano, no meio queo o rodeia, e tento destaca-lo nesse enquadramento.

Gosto da fotografia em meios urbanos, e ficcionar o mundo real e a publicidade, por exemplo.

Os títulos (não sendo obviamente, o pormenor mais relevante)ajudam a completar a minha ideia (enquanto autor) Tornam-se numa opinião/interpretaçao pessoal, sobre o tema fotografado. Como se o título fosse um toque adicional de edição.

João Monteiro



Fotos recentes de João Monteiro