menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
Carregar

#0 Ranking Comunidade

#0 Ranking Editorial
28 Fotos Inseridas
0 Fotos em Nossa Escolha
0 Fotos Populares
1 Autores Favoritos
Favorito de 1 Autores
No Olhares desde 19-07-2006

João Palmela

Setubal, Portugal
http://olhares.sapo.pt/joaopalmela

http://fotografiadejoaopalmela.blogs.sapo.pt/

Sinopse da vida de um fotografo (Amador naturalmente)

Desde cedo, me comecei a deixar apanhar pelo fascinante mundo da fotografia, no entanto, fruto dos tempos que então se viviam, só por volta dos vinte e poucos anos, tive a minha primeira câmara fotográfica, comprada a bordo do Paquete Niassa numa viagem cujo destino, era a Guerra Colonial em Moçambique.
Então e por iniciativa de um grande Amigo da época, o Carlos Maria, de quem nunca mais tive noticias, compramos de sociedade uma pequena e rudimentar Kodak Instamatic 33, com o objectivo de fotografarmos a viagem e no final como nos iríamos separar, sortearíamos aquela que em sorte, me viria a pertencer e acabaria por ser a responsável por esta caminhada.
Só uns bons anos mais tarde e porque o dinheiro nunca abundou, viria a comprar a minha primeira câmara a sério, uma Reflex analógica, a Minolta Dynax 3000i com uma objectiva 35-80mm f 4-5.6, no entanto e motivado pelos elevados custos da fotografia o numero de obras produzidas foi muito diminuto o que levou ao esfriar da paixão, voltando-me então, para o vídeo, economicamente muito mais razoável.
Entretanto, pelo meio ficaram cerca de quinze anos ligado profissionalmente ao Desenho Técnico e mais de vinte ao Comércio de Plantas Ornamentais e Construção de Jardins, bem como uma forte ligação à Natureza através da Agricultura e ao Alentejo, Actividades que do meu ponto de vista me fornecerem a sensibilidade para encarar a fotografia da forma como hoje a sinto, Apaixonada, como tudo aquilo que sempre fiz na Vida.
Com o advento do digital a paixão latente soltou-se e adquiri uma pequena compacta, a Canon Ixus 50 que se revelou um assombro e o entusiasmo foi tal que em poucos meses, estava a adquirir novamente uma Reflex, desta vez a Canon 350D digital, com objectiva Canon EF-S 18-55mm f 3.5-5.6, mas que se revelou insuficiente, pelo que um mês mais tarde estaria a comprar uma nova objectiva Canon EF 75-300mm f 4-5.6 III USM, e que viria a resultar em mais de 20.000 fotografias em cerca de um ano e uma paixão enorme por fotografar e aprender algo mais pois o meu amadorismo é total e puro, resultando o acto de fotografar em pura intuição e como costumo por ironia dizer “Fotografar de ouvido”.
O desafio que de imediato se colocava, era o de saber que fazer com tanta fotografia, se fecha-las nas “gavetas” dos DVDs ou entrega-las ao Mundo. Optei pela última e procurei alojamento, no SAPO Fotos, o que implicou toda uma nova aprendizagem de um mundo novo e algo estranho, só que ainda se tornou mais gratificante porque com o novo Fotos em poucos meses (pouco mais de três), atingia as 500.000 visualizações.
Entretanto e como o velho fotos Sapo não era muito atractivo, tinha pouca visibilidade e achava que as fotos mereciam melhor destino, resolvi criar um fotoblog O Fotografia de João Palmela o que implicou maior aplicação uma vez que aqui, os caminhos ainda eram mais desconhecidos.
No entanto, penso que mais uma vez e fruto da Paixão e perseverança, os resultados foram encorajadores e em cerca de um ano atingia as 50.000 visitas.
Para além disto, ainda houve tempo, para a Rota do Olhares, para uma pequena Galeria no Semanário Sol e como última experiência e por influência da Maria Elisa a participação no Setúbal Photobloggers que entretanto haveria de ficar pelo caminho.
Hoje o SAPO Fotos ganhou uma nova dinâmica e na sua ultima versão, as visualizações já atingiram cerca de
2 500 000.
Esta é em suma, a trajectória acidentada de um fotógrafo por acidente.

João Palmela



Fotos recentes de João Palmela