descrição
Série "Praia de Juhu" (8)
.............................
Hora de descansar ou falta de espetadores?!
Por cima do muro que cercava a piscina do hotel eu observava a praia. Como era habitual, de um lado para o outro, passavam rapazes conduzindo macacos amarrados a uma corda, apregoando "my monkey dance as Mickael Jackson" tentando vender esse espetáculo. Todos os dias quando eles se cruzavam comigo na praia me perguntavam o mesmo, apesar de obterem sempre um não como resposta. Custava-me ver o animal, preso a uma corda, ser obrigado a trabalhar.
Naquele momento, no local onde eu estava tive ocasião de assistir à chegada do par que aparece na foto e à forma como se instalaram na areia. O rapaz tirou os sapatos, colocou o saco por cima e deitou-se nessa almofada improvisada, não sem antes ter o cuidado de enrolar a corda que servia de trela à volta da mão, não fosse o macaco fugir.
O macaco não se deitou logo. Sentado observava o que se passava em volta, para depois se dedicar a uma actividade que achei estranha. Com as mãos arrancava "coisas" que não identifiquei e que estavam presas nas pernas do dono e rapidamente levava-as à boca, mastigava e engolia. A dada altura, como não conseguiu arrancar o que pretendia, em vez das mãos encostou a boca à perna do rapaz e, com imenso cuidado, continuou o que estava a fazer utilizando os dentes. O dono não se mexia.
Por fim, provavelmente cansado devido ao sol abrasador, o macaco deitou-se encostado ao dono e adormeceu também.
As pessoas passavam e olhavam. As crianças gritavam para o macaco , mesmo perto dele, mas ele não se mexia. Irritadas começaram a atirar-lhe pequenas pedras de longe, as quais por vezes o atingiam. O macaco irritado, arreganhava-lhes os dentes e gritava, enquanto as crianças riam divertidas. O dono não dava por nada, adormecido como estava. Eu estava indignada.
Por fim o rapaz acordou com os gritos. O macaco olhava-o com uns olhos que gritavam por auxílio. Após zangar-se com as crianças, o dono levantou-se e conduzindo o macaco pela trela partiu à caça de espetadores, apregoando de novo que o seu animal dançava como o Mickael Jackson.