menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
carregar

#934 Ranking Top Autores
428 Fotos Inseridas
0 Fotos em Nossa Escolha
0 Fotos Populares
161 Autores Favoritos
Favorito de 15 Autores
No Olhares desde 11-05-2008
galardões

Victor Sagim

victor.sagim@hotmail.com - Porto ,
http://olhares.sapo.pt/victorsagim

http://www.slideshare.net/vmoita
___________________________________

2008 05 11 início - Simplesmente amador! ... E sempre disponível para aprender com quem quer partilhar o que sabe!

2008 08 14 - Agradeço a todos os que têm visitado este espaço pelo incentivo, mesmo anónimo, que isso representa para quem, gostando da(s) imagem(s), gosta sobretudo do imaginário e de imaginar na solidão também anónima que, na (minha) circunstância, é condição matricial do acto criativo.

Devo uma referência especial aos que, alem de me visitarem, levam a sua cumplicidade (condescendência?!) com um novato - por estas paragens! Mas não na vida e no interesse pela fotografia e por tudo o que às imagens diz respeito! - ao ponto de verbalizarem os motivos das suas visitas e as suas sempre sensíveis, benevolentes e avisadas críticas. A estes, em particular, devo a minha decisão de passar de utilizador "normal" a "premium". Com todos eles estabelecerei um contacto através de mensagem pessoal. Preciso de um tempo para "0lhar" mais atentamente as vossas galerias! São já - e serão! - os meus modelos! Neles revejo os meus mestres da(s) imagem(s) com quem em boa hora me cruzei na minha meninice e juventude (nas décadas de cinquenta e sessenta!). Aqui lhes presto a minha pública homenagem! Engenheiro aeronáutico VÍtor Albuquerque! Por onde andas? Sabias que quase me deixavas órfão, não fosse a força da(s) tua(s) imagem(s) nas minhas recordações de infância tornarem-te sempre presente na minha vida?! Dr. Vieira Marques (Director do Festival de Cinema da Figueira da Foz), com quem aprendi a ver e gostar de cinema! Arquitecto Calado (IADE . 1968 ?) que me ensinou a "escrever com a luz"!
E, finalmente ... aqui estou! ... De máquina em punho! ... Sempre pronta a disparar! ... Sobre qualquer imagem que tenha a veleidade de (me) saltar ao(s) olhar(es);) :). Obrigado a todos!

___________________________________

“Fotografia ... porta da (para) a câmara escura!” Évora, Dezembro 2008.

FOTO Nº 200 2009 01 06 (dia de reis!)

Agradeço a todos os que me visitam e, em especial, a quem, além da visita, me estimula com os seus comentários e críticas!

___________________________________

Esta é a minha foto nº 200, aqui nesta galeria do "olhares".
___________________________________

Escolhi-a para o (habitual) rito da comemoração e para, deliberadamente, começar a enunciar as razões das minhas fotos, para além de dizer as razões porque escolho as fotos dos outros! Estas escolho-as por intuição, porque gosto e porque não me importaria de ter sido eu o seu autor! Só depois encontro - e, nem sempre! - essas razões! As minhas, escolho-as e coloco-as aqui por convicções que, antes de as colocar, construo para mim mesmo!

Esforçar-me-ei por explicitar as razões das minhas escolhas nos comentários que farei às fotos dos outros fotógrafos! Mas não o farei nas circunstâncias em que me sentir “competente” para “gostar”… mas não para “comentar”!

Quanto às fotos que coloco, a partir de agora e na medida do possível, esforçar-me-ei por explicitar as convicções que tenham estado na base dessa decisão!...

___________________________________
Na circunstância, esta foto ilustra uma das minhas mais sólidas convicções em relação aquilo que considero ser a essência da captação fotográfica! ... "Escrever / gravavar com a luz" ...

___________________________________
2009 02 09
Factores de apreciação das fotos que escolho e comento:

01- GLOBAL (apreciação intuitiva na generalidade e global)
02- TEMA (conteúdo / espaço semântico / significação)
03- OPORTUNIDADE (momento / timing / click)
04- PONTO DE VISTA (“olhar” / ângulo / perspectiva / profundidade / dinâmica / linhas de força e de fuga / singularidade)
05- ENQUADRAMENTO (delimitação perceptiva / cenário / contexto / setting figurativo)
06- NITIDEZ (ruído:dimensão e integração / limpidez da leitura perceptiva)
07- COR (policromia / combinatória de cores e tonalidades)
08- LUMINOSIDADE (combinatória luz e sombra)
09- CONTRASTE FIGURA/FUNDO (grafismo / delimitação gráfica da percepção / tridimensionalidade e volumetria)
10- PÓS-PRODUÇÃO / EDIÇÃO (intervenção tecnológica e digital)
11- EXPRESSIVIDADE (dimensão comunicacional e discursiva)
12- ARTE / CRIATIVIDADE / ORIGINALIDADE (dimensão criativa / transcrição da experiência emocional / integração cognitiva e relacional)



Fotos recentes de Victor Sagim