menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
Carregar

#83 Ranking Comunidade

#396 Ranking Editorial
11020 Fotos Inseridas
0 Fotos em Nossa Escolha
320 Fotos Populares
42 Autores Favoritos
Favorito de 173 Autores
No Olhares desde 01-12-2007

Levi Vermelho

Lisboa, Portugal
//olhares.sapo.pt/Ivel


A minha primeira máquina: uma Kodak Brownie, por volta de 1949, tinha 11 anos. A 1ª coisa séria que me aconteceu foi, porém, uma Yashica Mat 124 G , formato 6x6 - a Rollei japonesa...

Fotógrafo amador, a quem interessa quase tudo a que se prende o olhar: - pessoas, cidades, coisas para pensar, coisas efémeras e duradoiras, efeitos momentâneos, paisagens.

E a Luz, sempre a Luz. Persigo-a, enquadro-a, Quero tirar da Luz a quintessência da fotografia. Ela define a forma e o conteúdo.
Ela é a alma da fotografia!
É ela que me motiva quase sempre - é a razão e o objecto do meu olhar.

Agora, passada a barreira dos 8o, fiquei mais selectivo. Ainda procuro a tal imagem definitiva ? Talvez, provisoriamente definitiva ! O momento decisivo de que falava Bresson .
Mas como fotografar é aprisionar instantes de um certo tempo, então, enquanto sentir que ainda o tenho comigo, continuarei.

Tive muitas máquinas de vários formatos e marcas.
Fiz uma grande remodelação e simplificação no início de 2013, com muitas vendas e aquisição de material mais "ligeiro"... Questões inadiáveis de saúde, levaram-me a ter que aliviar as minhas costas de pesos desnecessários...
Veio então o "reinado" das Fuji.
Actualmente faço as minhas fotos quase exclusivamente com Fuji
E fiquei a apreciar cada vez mais a foto com compactas monofocais. (X-100 e X-70)

As reflex já vão longe e muito provavelmente não voltarão.

Influências: muitas, os grandes clássicos da escola de Paris e os outros. Muita interacção com imagens expostas e com as publicadas em revistas.
Preferências: "Chasseur d'Images", "Réponses Photo", " Amateurl Photographer"...

O antigo e saudoso convívio com Augusto Cabrita, um dos maiores nomes da fotografia portuguesa do séc. XX, ajudou-me muito a criar um espírito crítico perante as imagens, sobretudo as que pretendo fazer, antecipando as opções, os equilíbrios, as apostas... e os riscos... Obrigado, grande Augusto!



Fotos recentes de Levi Vermelho