menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
Carregar

#43 Ranking Editorial

586 Fotos Inseridas
21 Fotos em Nossa Escolha
108 Fotos Populares
15 Autores Favoritos
Favorito de 277 Autores
No Olhares desde 03-08-2004

mário

histórias do quotidiano, Portugal
//olhares.sapo.pt/mariop

Fotografia documental.

«Olhamos sempre, mas apenas vemos quando queremos...» - uma foto, uma história.

Não me descrevo como fotógrafo. Sou mais um observador da natureza humana durante a minha rotina diária, principalmente no meu caminho para o trabalho.
Sempre fui fascinado pelas pessoas e sua capacidade de criar, viver e sobreviver nas mais diversas condições.
O ambiente urbano em que vivo é o exemplo mais inequívoco da capacidade de transformação do ser humano, adaptando a Natureza e adaptando-se às transformações que ele criou e impôs. É uma realidade que pode ser dura e implacável, solitária e cinzenta. Mas pode ser uma realidade igualmente motivadora e um exemplo a seguir, quando nos surpreendemos com algo com o qual não contamos - porque o Bem e o Belo existem, e queremos vê-los.
Esta abordagem filosófica da minha existência urbana encontrou na fotografia a sua materialização natural. Com o preto e branco, foco a minha atenção no essencial, sem distrações. Com a fotografia capturo histórias e momentos significativos, revelando a Humanidade que existe em nós e que merece ser contemplada com prazer ou interiorizada para a nossa melhoria como seres humanos.
Eu tento ver em vez de apenas olhar e isso obriga-me a abstrair da mera existência diária e a observar a Vida como ela é. A vida está lá, simplesmente não a percebemos quando estamos submersos na espuma dos dias.
------------------------------

Todas as fotos expostas estão inseridas na politica de publicação do Olhares, pretendendo ter uma finalidade cultural/artística. Presume-se que, por esse motivo e neste contexto, não põem em causa a honra, reputação ou decoro das pessoas eventualmente retratadas.
O uso fora deste contexto não é autorizado.
Qualquer pedido para remoção de uma imagem será de imediato atendido.



Almas